quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A CuLtUrA

A cultura é um bem primordial do ser humano, desde que o homem adquiriu o poder de aprender e transmitir conhecimento. entendeu-se a função de aceitar ou não o que se via como importante para a evolução intelectual. O ato de observar e retratar já insiste em interpretar a realidade através da idéia, ou produzi-la conforme o imaginário individual, que envolve um ponto de vista sobre um contexto, aceitando ou não uma característica cuja função é manter-se como um registro da perspectiva pessoal ou de um grupo. A cultura nasceu da inspiração sobre os aspectos que compunham o ambiente, o ideal, e o costume, em cada era, em cada situação, e de cada povo uma ligação ao sentimento. A cultura não é crença religiosa, apesar de apresentar fundamentos, filosofias, comportamentos etc.., ela é mutável, é um desenvolvimento continuo e abrangente de varias vertentes sociológicas, a crença diferentemente da cultura mesmo sendo relatada em forma de arte, atribui sua função estritamente para a fé.
A multiplicação da cultura é algo fascinante, desde simples coisas do cotidiano como modo de falar, modo de vestir e sociabilizar, são provenientes de interpretações através dos tempos, até atribuições complexas inimagináveis de profunda interação do contexto viver.

A cultura transforma o intelecto sem ferir a natureza, ela pode ser predominante em termos de costume, mas sempre há um espelho que vai aprimorá-la, sempre há uma nova interação, uma nova atribuição, um novo conceito.
Liberdade de expressão é um modo de preservar a originalidade intelectual, pois, quando a cultura limita-se a impor e condicionar, ela pode trazer efeitos danosos e conflitantes, todos temos o direito de viver, escolher e acreditar no que consideramos melhor, a sensibilidade não pode ser friamente objetivada, assim a inspiração seria retraida e o ser humano precisa abrir as portas em suas mentes. A idéia de que limites são barreiras quer dizer justamente o contrario do que a cultura tem como capacidade principal, que é contradizer, inovar, refazer e adaptar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário